quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Vitamina B6: entenda os benefícios e veja os alimentos que mais possuem

A vitamina B 6 também chamada de piridoxina faz parte do complexo B, é responsável por mais de sessenta enzimas, para a síntese do ácido nucleico, das proteínas, e pelas células do sistema imunológico em geral, além de atuar no sistema nervoso e neurotransmissores cerebrais.

Entre as principais funções da vitamina B 6, estão o metabolismo das proteínas, hidratos de carbono, os lipídios, a produção de epinefrina, serotonina e outros neurotransmissores, a formação do ácido nicotínico da vitamina, a decomposição do glicogênio e o metabolismo dos aminoácidos.



Também é responsável em atuar na formação da hemoglobina, nos anticorpos, alguns tipos de hormônios, no sistema nervoso, inclusive no imunológico proporcionando pele, músculo e sangue saudáveis, afastando ainda, problemas na circulação sanguínea que podem causar doenças cardiovasculares.

As maiores fontes da vitamina B 6 estão em alimentos como carnes, de porco, leite e ovos, na batata-inglesa, aveia, banana, gérmen de trigo, abacate, goji berries, levedo de cerveja, cereais, sementes e nozes.

Principais benefícios da vitamina B6

Combate a anemia: A vitamina B 6 ajuda na produção de hemoglobina, responsável por carregar ferro pelo corpo e desenvolver os glóbulos vermelhos. Anemia é quando a quantidade de glóbulos brancos são maiores que os vermelhos.

Importante para o cérebro: A vitamina B 6 é excelente contra a perda de memória e diminuição cognitiva relacionada com a idade, diminui até o risco de Alzheimer.

Revitaliza a pele: A vitamina B 6 metaboliza as proteínas deixando a pele com mais elasticidade.

Auxilia o Coração: Manter um bom nível de vitamina B 6 no organismo, pode afastar riscos de problemas cardíacos.

TPM: A tensão pré-menstrual (TPM), pode ser amenizada pois, a vitamina B 6 elimina o excesso de estrogênio.

Contra depressão: Os sintomas da depressão são amenizados com a Vitamina B 6, graças a produção de serotonina, neurotransmissor do humor.

Além desse benefícios a Vitamina B 6 é excelente para grávidas, e para quem amamenta. Combate ainda inflamações crônicas nos olhos e doenças da retina, alivia sintomas da menopausa, e ajuda portadores da Síndrome de Down auxiliando no tempo de reação e na memória.

Dose sugerida de Vitamina B 6

A recomendação diária sugerida é de 1,3 mg para homens e mulheres fase adultos até 50 anos. Acima de 50, a dose é 1,7 mg para homens e 1,5 mg para mulheres.

Já para as crianças, a dose é de 0,5 a 0,6 mg por dia.

Risco a saúde com Vitamina B 6

Apesar de todos os benefícios que a Vitamina B 6 oferece, o excesso de consumo pode causar dor de cabeça, insônia, náuseas, neuropatia sensorial e periférica, além de gerar danos nos nervos, nos braços e pernas.
Share: 

0 comentários:

Postar um comentário